Faixa-preta desbrava um mercado novo no Brasil com a profissionalização do Jiu-Jitsu

Na trillha do futebol, Abi-Rihan avalia transição de competidor para comentarista.

Créditos da imagem: Abi-Rihan fará sua estréia na televisão no próximo dia 5 de outubro no programa da Copa Podio.

Se no futebol, muitos jogadores quando se penduram as chuteiras acabam migrando para a TV e assumindo cargos de comentaristas, no Jiu-Jitsu a situação ainda não chegou a esse patamar. Pelo menos por enquanto.

 

Com a profissionalização da arte suave e a consequente entrada na televisão, o mercado irá precisar de comentaristas e já tem lutadores ditando essa tendência.

 

Ex-campeão Estadual (5x), Brasileiro (2x) e Europeu na faixa-preta, Raphael Abi-Rihan está afastado das competições por conta de lesões e encontrou outra vertente para contribuir com o crescimento do esporte. O mestre é contratado da Copa Podio, onde estreou como lutador e atualmente mostra desenvoltura como comentarista oficial das transmissões.

 

A estreia no trabalho novo não assustou nenhum pouco Abi-Rihan, que mostrou logo de cara que era a pessoa credenciada para comentar os espetáculos promovidos pela Copa Podio.

 

“Estreei na primeira temporada do GP dos Pesados comentando ao vivo e desde então não saí mais. Eu não fiquei nervoso quando comecei como comentarista porque é um assunto que eu tenho conhecimento”, disse Abi Rihan.

 

Acostumado a adrenalina de dentro dos tatames, o faixa-preta acredita que a vivencia das competições o ajudou a controlar o frio na barriga durante as transmissões ao vivo.

 

“É uma situação diferente, mas tudo que eu vivi nos tatames e nas competições me deram um controle emocional em situações adversas. Não é algo que tenho que estudar antes, pois falo sobre o que vivenciei desde cedo, então foi natural, mas é claro que existem umas técnicas que a gente vai aprendendo”, ponderou Raphael.

 

A próxima etapa da Copa Podio acontece no dia 22 de novembro, no Rio de Janeiro, quando Felipe ‘Preguiça’ defende o seu título no GP dos Médios. O comentarista oficial do evento avaliou o nível de profissionalização contido no show e a parceria com o canal “Woohoo”.

 

“A Copa Podio está oferecendo todo o suporte aos atletas, que são os caras que fazem espetáculo. O objetivo é fazer com que o público entusiasta comece a curtir o esporte e assista as lutas. A Copa Podio criou uma identidade junto aos lutadores e trouxe um profissionalismo elevado, próximo aos grandes espetáculos de MMA no exterior", disse o faixa-preta, complementando.

 

"Com a estreia do nosso show no dia 5 de outubro no canal Whoohoo, daremos um passo importante para o desenvolvimento da arte suave junto ao grande público, pois o dinamismo da Copa Podio irá chamar a atenção" concluiu.

Fonte: Erik Engelhardt

Data da publicação: 2014-09-16 12:05:55

Veja também

Time de Cyborg é formado por cascas-grossas nascidos na região do Pantanal
Time de Cyborg é formado por cascas-grossas nascidos na região do Pantanal

Os Pantaneiros enfrentam os Caboclos na busca de credenciamento para desafiar o time dos Vikings na próxima temporada

Ver mais
12 momentos históricos da Copa Podio em 12 anos da liga (Parte 3)
12 momentos históricos da Copa Podio em 12 anos da liga (Parte 3)

Carlos Arthur Júnior indica mais 3 grandes momentos da Copa Podio nos 12 anos de liga

Ver mais
Copa Podio abre seleção para escolher desafiantes para o
Copa Podio abre seleção para escolher desafiantes para o "Menino de Gelo" na luta de abertura do GP dos Pesados

O prazo para envio dos formulários no site encerra no dia 15 de setembro

Ver mais
Podio