Copa Podio - Portugu�s Copa Podio - English Copa Podio - Espa�ol
Faixa-preta dos Mendes, Riccardo “Baleia” Ammendolia comemora oportunidade de comentar a Copa Podio
O experiente canadense será o comentarista internacional do GP dos Médios
por Erik Engelhardt em 21/09/2014 às 17:33:23
Riccardo "Baleia" em um treino com professor Rafael Mendes (Foto: Arquivo Pessoal)

Um evento de Jiu-Jitsu profissional demanda uma equipe de alto nível. E é por isso que a Copa Podio contratou o primeiro faixa-preta dos irmãos Mendes, o canadense Riccardo Ammendolia para ser o comentarista internacional da organização, nas transmissões ao vivo em pay per view.
 

A estreia de “Baleia”, como é carinhosamente conhecido na comunidade do Jiu-Jitsu, será no GP dos Médios, que acontece em 22 de novembro, no Rio de Janeiro, quando Felipe ‘Preguiça’ defende o seu título.
 

O canadense não vê a hora de fazer parte do maior espetáculo de Jiu-Jitsu profissional do mundo.
 

“O que a Copa Podio está fazendo é sensacional, criando novas estrelas no esporte e transformando lutadores em grandes astros. Isso é absolutamente necessário para o nosso esporte nesse momento. Esses competidores são atletas profissionais e merecem ser tratados dessa maneira. Estou realmente muito empolgado em fazer parte desse time”, comemorou o faixa-preta.
 

Confira na entrevista abaixo um pouco da história de Riccardo “Baleia”, um canadense apaixonado pelo Jiu-Jitsu brasileiro e honrado por fazer parte da equipe da Copa Podio.
 

Você é o primeiro faixa-preta dos irmãos Mendes. Fale um pouco de sua experiência com esses atletas?
 

Comecei a treinar com eles em 2010. Conheci os irmãos Mendes em Abu Dhabi durante o World Pro Championship desse ano. Eles vieram ao Canadá e ficaram na nossa academia por algumas semanas, tivemos uma empatia grande e decidimos continuar trabalhando juntos. No momento, nosso time está em fase de transição e decidimos trabalhar como a primeira academia afiliada pelos irmãos Mendes. Eles são professores incríveis e estão sempre nos atualizando com as últimas técnicas do Jiu-Jitsu moderno. Tem sido muito bom esse intercâmbio com eles, seja no Canadá, na “Pura BJJ”, ou na Califórnia, na “Art of Jiu-Jitsu Academy”. Apesar de eles serem tão jovens, são tão sábios e tem uma compreensão da arte suave que poucos tem. Me sinto abençoado de chamar eles de professores.
 

Fale um pouco de sua carreira como comentarista de Grappling e Jiu-Jitsu?
 

Comecei a comentar em 2009, para um canal de televisão no Canadá chamado “Fight Network”. Nesse canal, comentei diferentes eventos como ADCC, Abu Dhabi World Pro, entre outros grandes espetáculos. No momento eu trabalho com o “Five Grappling”, um torneio que vem abrindo as portas para adultos e crianças por todos os Estados Unidos.
 

Como você começou a praticar Jiu-Jitsu? Quem foi o cara que te inspirou?
 

Comecei como muitos outros, influenciado pelo Royce Gracie. Meu pai era instrutor de Caratê quando eu era criança e eu sempre quis praticar artes marciais. Quando era um adolescente e vi o UFC 3, imediatamente me tornei um adicto da arte suave.
 

Como você recebeu o apelido de baleia?
 

Essa é uma história engraçada (risos). Comecei a treinar com o Romero Jacaré em Atlanta (EUA) na equipe Alliance. Ia lá todo ano, de 1999 a 2008, e quando eu estava lá, tinha um cara enorme chamado Bull e eu perguntei a como ele havia herdado aquele apelido. Logo depois perguntei como se falava “whale” em português, porque era assim que eu me sentia quando treinava naquela época. Um dos instrutores disse que era baleia e não parou mais de me chamar assim. O resto é história.
 

O que você acha da proposta de Copa Podio de profissionalizar o Jiu-Jitsu?
 

O que a Copa Podio está fazendo é sensacional. Eu vim ano passado para assistir um dos eventos ao vivo e achei incrível. Depois assisti a vários eventos em pay per view pela internet, amei o formato e as regras. Também fiquei encantado como a Copa Podio está criando novas estrelas no esporte e transformando lutadores em grandes astros. Isso é absolutamente necessário para o nosso esporte nesse momento. Esses competidores são atletas profissionais e merecem ser tratados dessa maneira.
 

Como está a expectativa para a sua estreia nesse grande evento?
 

Estou realmente muito empolgado em fazer parte desse time. Não vejo a hora de assistir as lutas e já estou me preparando para dizer algumas coisas que acho interessante falar. Será um grande evento com certeza e estou honrado de ser uma das vozes desse show. Agradeço de coração a Copa Podio pela oportunidade. Vejo vocês em breve!

mais fotos
veja mais
Confira a lista dos seis amazonenses que vão brigar por uma vaga no próximo Grand Prix dos Médios
Com duelos explosivos, inovações e a esperada coroação do novo Rei dos Pesados, Copa Podio encerra a 6ª temporada em Manaus
Com luta entre faixa azul brasileiro e faixa preta russo, Copa Podio desembarca em Manaus no dia 21 de dezembro
Copa Podio faz o lançamento das suas ligas especiais no Parque Villa Lobos em São Paulo
SITE LINKS
Home
Copa Podio
Regulamento
Eventos
Ingressos
On Demand
Lutadores
Contato
COPA PODIO STORE
0 items

FACEBOOK
® Copyright Copa Podio 2015 | All rights reserved