Copa Podio - Português Copa Podio - English Copa Podio - Español
Copa Podio lança Iron Brown Belt Europe e projeta edições nos Estados Unidos e na Ásia
Segunda edição do evento ocorrerá no dia 10 de fevereiro em Stavanger, na Noruega
por Sergio Muhammad em 15/01/2018 às 17:13:10
Kaynan Duarte no Iron Brown Belt Brazil (Foto: Deive Coutinha)

Um evento totalmente diferente e inovador vem ganhando  grande repercussão nas redes sociais, desde o final do ano passado.

O Iron Brown Belt ou simplesmente IBB conforme batizou André Borges,  editor do BJJ Heroes, um dos veículos de comunicação mais respeitados e certamente o mais imparcial do jiu-jitsu, foi concebido com o objetivo de selecionar os melhores faixas-marrons para ocuparem as  vagas destinadas a eles nos GP’s da Copa Podio.

A proposta é dificultar bastante  o acesso dos faixas-marrons ao evento, tendo em vista que após 5 temporadas, nenhum faixa-marrom conseguiu subir no degrau mais alto do podio da Copa Podio, conforme explica Jeferson Maycá, o presidente da liga esportiva:

“O Iron Brown Belt é um evento que me empolga muito, não apenas por sair do formato normal de competições, mas por ser um evento bastante difícil em termos de exigência física e psicológica dos lutadores. Além disso, diferente de todas as competições, só são selecionados para disputar as edições os lutadores nascidos nas regiões onde o mesmo é realizado.”  

A primeira edição foi realizada em novembro no Rio de Janeiro e reuniu 4 dos melhores lutadores da categoria até 100 kg. O fenômeno Kaynan Duarte  conseguiu, em pouco mais de uma hora de disputa, as 4 vitórias necessárias para tornar-se o primeiro Iron Brown Belt Brazil e garantir a sua vaga no próximo GP dos Pesados.

Valendo vaga para o GP dos Pesos Leves (até 77 kg), a segunda edição, ocorrerá no dia 10 de fevereiro em Stavanger na Noruega, terra dos Vikings e do talentoso grupo de cascas-grossas revelados pela Copa Podio. 

O Iron Brown Belt Europe teve seu número de participantes aumentado para 10 e reunirá somente lutadores nascidos no antigo continente.

“Como temos poucos faixas-pretas não brasileiros na Europa, estamos lidando com a elite do esporte por lá, e é muito difícil escolher entre tantos bons lutadores. Desta vez, por questões de organização, selecionamos somente 10 países, mas para a próxima edição, esse número certamente será aumentado”, explica Maycá .

Com o aumento do número de lutadores na disputa, criou-se uma etapa eliminatória com 10 lutas que serão definidas por sorteio. Nesta etapa cada lutador luta 2 vezes com o mesmo adversário somando pontos com os mesmos critérios dos GP’s (5 por cada finalização, 3 por cada vitória por pontos, 2 por cada vitória por vantages e 1  por empate).  Ao final desta etapa os 3 lutadores melhores colocados estão automaticamente classificados para a fase seguinte e os 2 últimos lutam mais uma vez para definir a 4ª vaga.  Definidos os 4 finalistas, estes lutam até que um consiga 5 vitórias e torne-se o primeiro Iron Brown Belt Europe.

“Aos poucos estamos chegando no formato ideal de competição, mas a proposta de sempre é inovar e criar um evento que seja ao mesmo tempo desafiante para quem luta e empolgante para quem assiste. Este ano teremos edições nos Estados Unidos e na Ásia”, conclui o presidente Jeferson Maycá.

Os concorrentes ao Iron Brown Belt Europe são os seguintes:

Alan Ciku (23 anos, Bélgica)
Alberto Buriasco (26 anos, Itália)
Bryn Jenkins (25 anos, Reino Unido)
Emad Omran (21 anos, Suécia)
Gniewko Wisniewski (20 anos, Polônia)
Marcus Phelan (25 anos, Irlanda)
Mohammad Abdulkadirov (27 anos, Rússia)
Sándor Lakatos (24 anos, Hungria)
Tarik Hopstock (21 anos, Noruega)
Yusef Kaddur (27 anos, Espanha)

 

 

 

 

 

 

 

veja mais
Fellipe Andrew supera Kaynan Duarte na grande final e se torna ‘rei dos pesados’ da Copa Podio
Depois de rodar o mundo, Copa Podio retorna a Porto Alegre para coroar o Rei dos Pesados na sua 5ª temporada
Tarik Hopstock e Yusef Kaddur brilham no Iron Brown Belt Europe. Norueguês sagra-se campeão após uma heróica trajetória
Kaynan Duarte vence Iron Brown Belt e garante vaga no GP de Pesados da Copa Podio
SITE LINKS
Home
Copa Podio
Regulamento
Próximos Eventos
Ingressos
On Demand
Lutadores
Contato
COPA PODIO STORE
0 items

FACEBOOK
® Copyright Copa Podio 2015 | All rights reserved