Júlio Caitano – Da faixa verde para a faixa roxa
O sistema de graduação, e as regras de competição, no jiu-jitsu possuem variações diversas e ate hoje não chegamos a um consenso único e universal. Causando situações inusitadas que acabam por causar reflexões sobre conceitos teóricos e conceitos práticos.
A Copa Podio tem em sua essência de incentivar seus atletas em lutar para finalizar, não se importando com faixa e categoria. O importante é juntar dois ou mais atletas dispostos a lutar, dando o seu melhor e sempre buscando a submissão de seus oponentes.
Com isso, de tempos em tempos, é uma entidade que revela ao mundo do jiu-jitsu grandes astros. Como por exemplo o multicampeão Micael Galvão, que em uma disputa, no passado, sendo faixa verde, saiu vitorioso de um embate com um faixa preta. Criando muita polemica na época, mas mostrando, com o tempo, o acerto de ter dado a oportunidade para um fenômeno, e hoje reconhecido mundialmente.
Para manter a tradição de revelar novos talentos, o jovem, de apenas 16 anos, Júlio Caitano, que da faixa verde foi graduado diretamente para a faixa roxa, lutou nas categorias adulto meio pesado e absoluto do Campeonato Tocantinense 2025. Se saindo campeão da categoria e chegando a semi final da categoria absoluto. Mostrando que a sua graduação não foi um equívoco, e sim um acerto validado, já que além de ser campeão da categoria e quarto colocado no absoluto devido ao fechamento da final entre atletas da mesma equipe, fez a melhor luta de todo o campeonato, justamente a semi-final do absoluto.
Escrito por: Bruno Martins
Data da publicação: 2025-02-01 21:13:49
Manaura terá que encarar 4 gigantes para chegar as semi-finais do GP dos Pesados
Ver mais
Americano fará combate sem tempo e até finalizar, em 22 de novembro, pela Copa Podio
Ver mais
Manaus será o palco da edição histórica do GP dos Médios da Copa Podio
Ver mais